From Napolidanza article :
“To honour “Derriere Elle” was a unanimous decision by the jury. This collaboration by two dance artists, a filmmaker and a composer is the result of a strong idea and a layering and condensing of creative elements. The photography shows a rich awareness of the possibilities of the frame – the camera constructs, rather than records space, by placing as much importance on what it excludes as it includes. The approach to movement equates bodies and objects, employing passive movement to create an unsettling ambience. The film displays a thoughtful identity that is all its own.”
From RUADEBAIXO article , INSHADOW FESTIVAL
O Corpo é a mensagem.
« Livros que caem no soalho de madeira, bancos que se arrastam sozinhos e corpos que ficam suspensos no ar. Mais do que um vídeo de suspense, “Derrière Elle” é um exercicio sobre o movimento, a repetição e o corpo enquanto matéria-prima. O vídeo, uma co-produção entre a França e a Bélgica que junta as bailarinas Natalia Sardi e Laida Aldaz, foi o grande vencedor da segunda edição do InShadows – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias.
O vídeo foi apresentado logo na primeira sessão de competição do festival e um dos melhores a nível técnico. Com uma atmosfera pesada, que remetia para os filmes de terror japoneses, “Derrière Elle” conta-nos uma história de suspense, em que raparigas vestidas de preto são puxadas por alguém ou por alguma coisa. Ficamos sem saber e o que permanece na nossa retina são as imagens daqueles corpos anónimos sugados por entre portas. O essencial não é narrativa, mas sim a matéria-prima do filme: o corpo, o movimento e a repetição, elementos aqui em estudo. O filme ganhou dois prémios nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional »…
From :http://alm-turnofphrase.blogspot.be/2010/06/dance-for-camera.html